Bolo de aniversário



Bom dia, o meu marido fez anos e como é grande fã de bolos folhados, resolvi fazer este que tirei do blogue da ratolinha, só com a diferença que ela dividiu em bolinhos e eu fiz inteiro.
O marido gostou muito, fiz uma boa escolha.

Massa
Ingredientes:
2 embalagens de massa folhada (lidl)
1 ovo

Creme:
500ml de leite
250g de açúcar
5 ovos
8 folhas de gelatina
1 casca de limão
canela q.b.
açúcar em pó q.b.

Comece por preparar o creme.
Coloque o leite a ferver com a casca de limão.
Ponha a gelatina demolhar em água fria 10 minutos. Após esse tempo, retire-a e escorra-a.
Bata 200g de açúcar com as gemas. Junte o leite quente misturando bem . Leve este preparado ao lume para engrossar sem deixar ferver. Misture a gelatina e mexa bem até ficar dissolvida.
Deite o reparado num recipiente  deixe arrefecer sem solidificar.
Bata as claras em castelo adicionando no final as 50g de açúcar, batendo bem.
Misture as claras com o creme já frio e envolva bem, deite o preparado num tabuleiro (medida da massa) de fundo amovível e leve ao frigorifico durante 6 horas.
Estenda as massas folhadas nos tabuleiros, pincele por cima com o ovo batido, de seguida pique-as com um palito e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC até ficar cozida (10 a 12 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer.
Num prato rectângular, coloque uma das massas folhadas, em seguida o creme (desenforme directamente em cima da massa) e por fim a restante massa folhada.
Decore com açúcar em pó e canela.
Retire o creme do frigorifico e passe

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, mais uma vez...
    Ando mesmo cegueta... mais um pouco e ferrava-me o bolo... mas acredita que não o reconheci, eheheh, por ser em formato grande... mas agora vi... desculpa, é que olhando à 1ª vista parece um bolo de aniversário "normal"...
    beijinhos

    ResponderEliminar